Os nomes do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) e do coordenador do programa de governo, ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), foram cotados para comandar a transição do novo governo. A informação foi dada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que coordenou a campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Randolfe pontuou que, mesmo com os nomes cotados, ainda não há definição sobre a composição da equipe de transição do governo. “Tem a questão mais estrita da transição, que é uma escolha do presidente. Tem o Mercadante e o Alckmin. Acho que deve anunciar ainda”, disse o senador.
No seu discurso após sua vitória, Lula disse estar preocupado sobre a forma como o atual governo irá lidar com a situação. O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), também negou que haja alguma definição. “Não tenho nenhuma informação sobre isso ainda. Vamos nos reunir. Mas é uma equipe de 50 pessoas, o presidente ainda irá definir”, pontuou.
A transição é prevista em lei e em decreto presidencial de 2010. Ou seja, mesmo que o presidente em exercício não colabore com o processo, o eleito pode nomear um coordenador para a transição e cerca de outros 50 cargos para tomar pé dos números e poder fazer o planejamento do novo governo.
Ver todos os comentários | 0 |