Nesta quarta-feira (24), o Instituto GP1 divulga o resultado da pesquisa de intenções de votos para presidente da República nas eleições de 2022 para avaliar os nomes de 10 pré-candidatos. Segundo os números, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas estimulada e espontânea. Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ocupa o segundo lugar nos dois cenários.
Até o momento, já se colocaram publicamente à disposição para disputar o Palácio do Planalto: Jair Bolsonaro (sem partido), Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-deputado Cabo Daciolo (Brasil 35), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), a senadora Simone Tebet (MDB), o senador e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o cientista político Luiz Felipe D'Avila (NOVO).
Pesquisa estimulada
Nesse cenário, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, o ex-presidente Lula aparece liderando com ampla vantagem de 62,70% das intenções de voto. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro, com 13,83%, e em terceiro vem Ciro Gomes, com 8,87%.
Em quarto lugar aparece Sérgio Moro, com 3,48%, seguido de João Doria com 1,04%, Cabo Daciolo com 0,96%, Luiz Henrique Mandetta com 0,70%, Simone Tebet com 0,35%, Rodrigo Pacheco com 0,26% e Luiz Felipe D’Avila com 0,17%.
Do total de eleitores ouvidos na pesquisa, 2,17% disseram que não sabiam ou preferiram não responder, enquanto 5,47% afirmaram que não escolheriam nenhum dos nomes ou votariam nulo ou branco.
-
Lula
-
Jair Bolsonaro
-
Ciro Gomes
-
Sérgio Moro
-
João Doria
-
Cabo Daciolo
-
Luiz Henrique Mandetta
-
Simone Tebet
-
Rodrigo Pacheco
-
Luiz Felipe D’Avila
-
Nenhum / Nulo / Branco
-
Não Sabe / Não respondeu
Votos válidos estimulada
Nesse cenário não são considerados os votos brancos, nulos e eleitores indecisos. Aqui, Lula aparece com 67,89%, seguido de Bolsonaro com 14,97%, Ciro Gomes com 9,60% e Sérgio Moro com 3,77%.
Em quinto lugar vem João Doria com 1,13%, depois vem Cabo Daciolo com 1,04%, Luiz Henrique Mandetta com 0,75%, seguido por Simone Tebet com 0,38%. Em seguida vem Rodrigo Pacheco com 0,28% e, por fim, Luiz Felipe D’Avila com 0,19%.
-
Lula
-
Jair Bolsonaro
-
Ciro Gomes
-
Sérgio Moro
-
João Doria
-
Cabo Daciolo
-
Luiz Henrique Mandetta
-
Simone Tebet
-
Rodrigo Pacheco
-
Luiz Felipe d'Avila
Pesquisa espontânea
Nessa modalidade não são apresentadas opções aos eleitores ouvidos na pesquisa. Por conta disso, aparecem nomes que não estão na disputa pela presidência. Na pesquisa espontânea Lula também foi o mais citado, com 52,96% das intenções de voto. Jair Bolsonaro foi o segundo mais lembrado, com 12,96%, seguido de Ciro Gomes, com 3,04%.
Em quarto lugar aparece Sérgio Moro, com 1,74%, seguido por Cabo Daciolo com 0,43% João Doria com 0,26%, Ciro Nogueira com 0,17%, Luiz Henrique Mandetta com 0,17% e Simone Tebet com 0,17%.
André Geroni, Benedita da Silva, Geraldo Alckmin, Guilherme Bolos, Haddad, Joaquim Barbosa, Júlio César, Luiz Felipe, Mão Santa, Marina, Rodrigo Pacheco, Sílvio Mendes e Wellington Dias aparecem com 0,09% das intenções de voto, cada.
Os que disseram não saber ou não responderam foram 23,64% e os que afirmaram que não votariam em nenhum ou votariam nulo ou branco foram 3,29%.
-
Lula
-
Jair Bolsonaro
-
Ciro Gomes
-
Sérgio Moro
-
Cabo Daciolo
-
João Doria
-
Ciro Nogueira
-
Luiz Henrique Mandetta
-
Simone Tebet
-
André Geroni
-
Benedita da Silva
-
Geraldo Alckmin
-
Guilherme Boulos
-
Hadad
-
Joaquim Barbosa
-
Júlio César
-
Luiz Felipe
-
Mão Santa
-
Marina
-
Rodrigo Pacheco
-
Sílvio Mendes
-
Wellington Dias
-
Não sabe /Não respondeu
-
Nenhum / Nulo / Branco
Ficha Técnica
A pesquisa foi realizada nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, e está sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Araújo. Ao todo, foram entrevistados 1.150 eleitores distribuídos em 56 municípios do Piauí, contemplando todas as regiões do estado.
As entrevistas foram feitas de forma presencial nos domicílios, com pessoas a partir dos 16 anos, observando os critérios de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda familiar.
A margem de erro da pesquisa é de 2,89% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Ver todos os comentários | 0 |