O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou nesta quinta-feira (06) que mais de 2,4 milhões de piauienses estão aptos para votarem nas eleições municipais deste ano, onde serão eleitos vereadores e prefeitos nas cidades do Piauí.
Por ser a capital do estado, Teresina, possui o maior colégio eleitoral, no qual é baseado em 558.661 eleitores. O menor eleitorado, trata-se do município de Miguel Leão, com apenas 1.586 pessoas aptas a votarem.
- Foto: Alef Leão/GP1Novas urnas eletrônicas
Exclusão da biometria
Em julho deste ano, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu pela exclusão da necessidade de identificação biométrica no dia da votação nas eleições, pois o tribunal vai seguir a recomendação de médicos infectologistas que prestaram consultoria sanitária para as eleições.
Conforme o parecer dos técnicos, a biometria poderia aumentar a possibilidade de infecção pelo novo coronavírus (covid-19), já que não haveria a possibilidade de realizar a sanitização do leitor da urna eletrônica com frequência.
- Foto: Alef Leão/GP1Biometria eletrônica das novas urnas
Outro ponto destacado pelos profissionais foi a possibilidade de aglomerações, tendo em vista que muitas pessoas possuem dificuldade na leitura das digitais, aumentando a chance de formar filas e aglomerações.
Eleições em novembro
A Câmara dos Deputados aprovou o adiamento das eleições para os dias 15 e 29 de novembro deste ano. A disputa estava marcada para 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno).
NOTÍCIAS RELACIONADAS
TSE exclui identificação biométrica nas eleições deste ano
Câmara aprova adiamento das eleições municipais para novembro
Ver todos os comentários | 0 |