Nas eleições municipais deste ano o eleitor poderá votar apenas com o documento de identificação com foto ou com seu perfil no aplicativo e-Título. O aplicativo é uma espécie de título digital desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresenta dados como nome, número do título, seção e local de votação.
Para votar utilizando apenas o aplicativo, é necessário que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico dentro do prazo da Justiça Eleitoral. Com a nova atualização, além da biometria, o aplicativo apresenta uma foto do eleitor.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 e-Título de Eleitor
O e-Título pode ser baixado de forma gratuita nas plataformas Google Play e App Store.
Justificar pelo aplicativo
O aplicativo e-Título permite ainda que o eleitor justifique sua ausência no dia da votação sem precisar ir a um cartório eleitoral. Poderá ser justificada a ausência no primeiro turno, dia 15 de novembro e no segundo turno, dia 29 de novembro. O eleitor tem até 60 dias depois da votação para justificar a ausência.
Documento de identidade
Além do aplicativo, foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana que o eleitor poderá votar também utilizando apenas um documento de identidade oficial com foto, como o RG e Carteira de Habilitação.
A medida tem como objetivo não prejudicar os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico ou não puderem utilizar a biometria no dia da votação, seja por problema na leitura da impressão digital ou por situações imprevisíveis.
Ver todos os comentários | 0 |