O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, divulgou um balanço da eleição para presidente da República nas zonas eleitorais do estado. De acordo com o desembargador, a eleição aconteceu “na mais absoluta tranquilidade”.
“O pleito transcorreu na mais absoluta tranquilidade. O próprio procurador acabou de dizer que houveram apenas cinco prisões no estado. O Piauí tem 224 municípios e apenas 59 urnas foram substituídas. Na eleição de 2014 foram substituídas 149 urnas”, afirmou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins
Falta de energia
O desembargador ainda falou sobre o problema da falta de energia, que acometeu algumas cidades do Sul do estado no início da manhã, mas logo o problema foi solucionado. “Hoje no início da manhã a nossa preocupação foi com as chuvas no Sul do Piauí, sobretudo, na região de Avelino Lopes e Bom Jesus. Faltou energia, mas tivemos com o presidente da Cepisa, que é a nova empresa já privatizada, e reestabeleceu a energia logo após”, disse.
Apenas três seções na cidade de Lagoa Alegre ficaram sem energia durante todo o período da votação, mas as urnas funcionaram com bateria externa. Sebastião lamentou o “desconforto” sofrido pelos mesários que trabalhavam na seção.
Urna eletrônica
O presidente do TRE reafirmou a segurança das urnas eletrônicas. “O próprio resultado do pleito é a maior demonstração de que as urnas são seguras. A urna eletrônica é segura, confiável, funciona há 22 anos e nós, cidadãos brasileiros, devíamos nos orgulhar desse equipamento eletrônico, que é o equipamento tipicamente brasileiro e é usado em 30 países do mundo”, continuou.
Questionado sobre os problemas encontrados nas urnas do estado, Sebastião disse que “são defeitos mecânicos” e que “não é nada eletrônico”.
Ver todos os comentários | 0 |