O governo do Japão suspendeu temporariamente a compra de carne de aves criadas no Espírito Santo. A decisão foi tomada após o estado do sudeste do Brasil registrar o primeiro caso de influenza aviária em ave doméstica nessa terça-feira (27). O vírus foi detectado em um pato, que vivia em uma criação para subsistência.
Em nota, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão disse que a medida foi tomada para "evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para sanitização dos alimentos".
A decisão do governo japonês veio poucas horas depois da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informar que “não se espera que ocorram quaisquer alterações no fluxo das exportações brasileiras”.
A ABPA lamentou a suspensão de compra. “A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial”, disse a associação por meio de nota.
O Espírito Santo representa apenas 0,19% do total de carne de aves exportadas do Brasil.
Casos no Brasil
Atualmente, o Brasil tem 53 focos de gripe aviária em aves silvestres, nos estados da Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Espírito Santo. Porém, o primeiro caso em aves domésticas foi detectado nessa terça-feira (27), no Espírito Santo.
- Brasil confirma 1° caso de gripe aviária em ave doméstica
- Governo Federal libera R$ 200 milhões para combater gripe aviária
- Rio de Janeiro confirma 3º caso de gripe aviária em aves silvestres
- Governo declara emergência zoossanitária por causa de gripe aviária
- Ministério da Agricultura confirma novos casos de gripe aviária no Brasil
Ver todos os comentários | 0 |