Segundo os dados divulgados pelo Tesouro Nacional nesta quarta-feira (29), a dívida pública atingiu R$ 5,86 trilhões em fevereiro, apresentando um aumento de R$ 87,31 bilhões em relação ao mês anterior, representando um crescimento de 1,51%.
Essa dívida é emitida pelo governo federal para financiar o déficit orçamentário, que ocorre quando as despesas superam a arrecadação com impostos, contribuições e outras receitas. É considerada uma das principais referências para avaliar a capacidade de pagamento do país pelas agências globais que avaliam o grau de investimento.
Os números divulgados recentemente pelo Banco Central mostram que a dívida pública brasileira, incluindo os débitos do governo no Brasil e no exterior, atingiu o patamar de 72,5% em janeiro, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Esse índice representa a menor marca em seis anos, desde 2016.
Em comparação com janeiro de 2022, houve um recuo de 5,4 pontos percentuais, o que indica um progresso significativo na redução da dívida pública. O Banco Central utiliza uma metodologia mais ampla, que engloba títulos do governo em poder da autoridade monetária e os débitos dos governos estaduais e municipais para chegar a esse resultado.
Ver todos os comentários | 0 |