Os bancos de todo o Brasil realizam mutirão de renegociação de dívidas a partir de 1° de março. Ação visa diminuir o número de inadimplentes, que contabilizam cerca de 65,1 milhões de brasileiros, segundo estudo feito em janeiro pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.
Clientes com débitos em atraso poderão renegociar as dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outros. A renegociação será realizada através de canais na internet, telefone e agências, ou pelo portal do governo até o dia 31 de março.
A exceção da renegociação de dívidas é para aquelas que tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis. O mutirão é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor e Procon.
Condições como número de parcelas, percentual de desconto e se há perdão ou não da multa variam conforma cada instituição, e serão negociadas diretamente com o cliente. Na última edição do mutirão, realiza em novembro de 2022, 2,3 milhões de contratos de crédito foram renegociados.
Ver todos os comentários | 0 |