A atividade econômica brasileira voltou a subir no Piauí no primeiro trimestre de 2019 conforme aponta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou um crescimento superior a 10% no estado. Os outros destaques de aumento no aspecto do varejo foram os estados de Amapá (4,3%) e Maranhão (3,9%).
Em âmbito nacional, segundo o IBGE, o comércio fechou oito meses com avanço de 0,1%, comparado ao ano passado, o crescimento chegou ao 1,3%. Já o varejo foi o aspecto que apresentou elevação de 11,9% no Piauí.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Centro de Teresina
No acumulado em 12 meses, o setor proporcionou crescimento de 1,4%. Sendo que o principal ponto positivo foi em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%). Os dois grupos correspondem a mais de 60% do varejo.
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,8%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) também tiveram taxas positivas em agosto.
Combustíveis e lubrificantes (-3,3%); Tecidos, vestuário e calçados (-2,5%), Móveis e eletrodomésticos (-1,5%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,3%) foram os pontos negativos do oitavo mês de 2019.
Ver todos os comentários | 0 |