O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (7) que a aprovação da reforma da Previdência poderá fazer o país economizar cerca de R$ 600 bilhões em dez anos, informou a Veja. A declaração foi dada em um evento voltado para empresários e investidores, diante da expectativa que a votação ocorra ainda nesse mês de fevereiro na Câmara.
A alteração nas regras relacionadas a aposentadoria é um dos pontos que deverá fazer com que ocorra essa economia. Outro ponto é a flexibilização, acrescentando o direito de integralidade de pensão a cônjuges de policiais mortos em combate. O governo não fez alterações nas regras para trabalhadores rurais e na concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoHenrique Meirelles
A proposta deverá ser votada ainda nesse mês na Câmara, mas são necessários pelo menos 308 votos, dos 513 deputados. Se aprovada, a proposta vai ao Senado. O governo trabalha para conseguir apoio de um maior número de deputados federais. Ele destacou que houve uma evolução grande da percepção da necessidade da reforma da Previdência e número de votos a seu favor está gradualmente aumentando.
Henrique Meirelles avaliou afirmou que país tem que fazer seu dever de casa para não depender do mercado internacional, após a semana ter começado com forte volatilidade por conta de temores de aperto monetário mais duro nos Estados Unidos.
Ver todos os comentários | 0 |