Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua, o desemprego subiu para 13,2% no trimestre de dezembro a fevereiro.
De acordo com o IBGE, a alta em relação ao trimestre anterior é de 1,3 ponto percentual e de 3 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Segundo informações do G1, essa foi a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012.
- Foto: DivulgaçãoDesemprego cresce no país
O Brasil tinha 13,5 milhões de desempregados no trimestre de dezembro a fevereiro, o que representa um crescimento de 11,7% (1,4 milhão de pessoas a mais) frente ao trimestre encerrado em novembro de 2016 e 30,6% (mais de 3,2 milhões de pessoas em busca de trabalho) em relação a igual trimestre de 2016, número também recorde da série histórica.
O coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE afirma que “essa taxa poderia ser ainda maior se não tivesse o mês de dezembro incluído neste trimestre. É um mês que tem característica de menor taxa de desocupação”. O desemprego aumentou, mas o rendimento médio dos trabalhadores se manteve estável tanto em relação ao trimestre anterior quanto ao mesmo de 2016, ficando em R$ 2.068.
Ver todos os comentários | 0 |