A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira (16) dados sobre número de clientes que deixaram os planos de saúde no mês de janeiro. Somente no primeiro mês de 2017, 192.220 clientes abandonaram o serviço no país. O setor encerrou o mês com 47,5 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares.
Em compensação, os planos odontológicos tiveram um aumento de 169 mil clientes. Esse segmento encerrou o mês de janeiro com 22,2 milhões de usuários.
De acordo com a Veja, o aumento do desemprego no país pode ser a explicação para a diminuição no número de clientes em planos de saúde, já que muitos dos ex-beneficiários usavam planos oferecidos pelas empresas para as quais trabalhavam.
No último trimestre, encerrado em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego subiu para 12%. Foi o patamar mais alto de desocupação verificado pela pesquisa do IBGE, iniciada em 2012. A redução do número de pessoas empregadas afeta o poder de compra das famílias, fazendo com que muitas precisem parar de pagar o convênio médico.
Ver todos os comentários | 0 |