A partir desta segunda-feira (1º), começa a valer a bandeira amarela nas tarifas de energia elétrica durante todo o mês de julho. O patamar acarretará em cobrança adicional na conta de luz, com o valor extra de R$ 1,88 a cada 100KWh consumidos.

A nova taxa foi anunciada na última sexta-feira (28), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Anteriormente, a bandeira verde estava em vigência a mais de dois anos, desde abril de 2022 até junho de 2024.

De acordo com a Aneel, a mudança da bandeira ocorre por conta que as condições para a geração de energia estão menos favoráveis, por conta da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano. Além disso, com o aumento das temperaturas nos próximos meses, a expectativa é que o consumo de energia aumente.

“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, escreveu a Aneel em comunicado.