O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a tecer críticas ao presidente do Banco Central (BC) , Roberto Campos Neto . Em entrevista à rádio Mirante News , Lula afirmou que Campos Neto "é um adversário político, ideológico e do modelo de governança" do atual governo.
“Ele [Campos Neto] foi indicado pelo governo anterior e faz questão de que não está preocupado com a nossa governança, ele está preocupado é com o que ele se comprometeu. Eu já fui eleito presidente há 1 ano e 7 meses, e o presidente do Banco Central é um adversário político, ideológico e adversário do modelo de governança que nós fazemos”, apontou Lula em entrevista à rádio Mirante, do Maranhão.
O presidente Lula deixou claro que mudanças na liderança do Banco Central são iminentes. "Estamos chegando no momento de trocar o presidente do BC, nós vamos ter que tirar ele, indicar outras pessoas, e acho que as coisas vão voltar à normalidade, porque o Brasil é um país de muita confiabilidade”, disse Lula.
Lula tem quatro indicados no Banco Central, no entanto, conseguirá obter a maioria das cadeiras somente em 2025, quando Campos Neto e outros 2 diretores terminam o mandato. Ou seja, a partir de janeiro, o Banco Central será controlado pelo Palácio do Planalto.