O Japão entrou em um período de recessão no fim de 2023 e perdeu o título de terceira maior economia do mundo. Quem assume a posição agora é a Alemanha. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15), pelo gabinete do governo japonês, o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuou 0,4% nos últimos três meses de 2023.
Ainda segundo o gabinete, no trimestre anterior, houve contração de 3,3% do PIB. Os dois trimestres consecutivos de queda do produto representam uma recessão no país. O PIB nominal do Japão fechou em US$ 4,21 trilhões em 2023, número bem abaixo do registrado na Alemanha, que foi de US$ 4,46 trilhões.
Por esse motivo o país japonês perdeu o terceiro lugar no ranking das maiores economias mundiais. Uma estimativa realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), até 2026, o Japão deve cair para a quinta posição, ficando atrás da Índia.
Os dados divulgados nesta manhã mostram que o consumo privado no país, caiu 0,2%, diante de uma expectativa de aumento de 0,01%. Já as despesas de capital, que é um importante fator de crescimento do setor privado, diminuíram 0,1%, em comparação com uma estimativa de um aumento de 0,3%. Segundo analistas, isso se dá principalmente em função de uma fraca demanda da China e de um baixo consumo entre a população japonesa.