O Mercosul e Singapura chegaram a um acordo para criar uma área de livre comércio, marcando o primeiro pacto entre o bloco sul-americano e o país do Sudeste Asiático. O acordo, que será anunciado no dia 7 de dezembro na cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro, visa ampliar os fluxos comerciais e proporcionar maior previsibilidade e melhores condições para a expansão de investimentos.
Singapura é um dos maiores investidores financeiros no Brasil, principalmente através de fundos soberanos em saneamento e infraestrutura. Este acordo deve reforçar o forte compromisso do Mercosul e de Singapura em aprofundar seu relacionamento comercial, além de abrir portas para novas oportunidades para as empresas.
Em abril, o ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Singapura, Vivian Balakrishnan, esteve em Brasília para discutir o acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Balakrishnan também se encontrou com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
As negociações envolveram mais de 100 negociadores e especialistas do Mercosul e de Singapura, em diferentes grupos técnicos. Em 2021, o intercâmbio comercial entre o bloco e o país do sudeste asiático chegou a quase 7 bilhões de dólares.
Os principais produtos de exportação do Mercosul incluem produtos avícolas, ligas ferroviárias, carne suína e bovina e minerais de ferro. Por outro lado, os principais produtos de importação do bloco incluem inseticidas, circuitos integrados, medicamentos e embarcações.