O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) decidiu nesta quarta-feira (11) em desobrigar o uso de máscara no Piauí, devido a pandemia da covid-19. A informação foi confirmada ao GP1 pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz.
Conforme o secretário, o uso de máscara será opcional, porém, a recomendação é que idosos e pessoas com tendência a baixa imunidade, os imunossuprimidos, continuem usando a proteção, mesmo não sendo obrigatório.
“A reunião do COE já aconteceu hoje pela tarde e ficou facultativo o uso de máscara, mas tem uma forte recomendação para se manter higienização e que os idosos e imunossuprimidos continuem mantendo o uso de máscaras, não é uma questão obrigatória, mas é recomendado”, destacou o secretário.
Ainda conforme Antônio Luiz, a Sesapi pede que a população procure tomar as doses de reforço da vacina contra a covid-19. Atualmente, são disponibilizadas 4 doses da vacina. “Além disso, foi recomendado que as pessoas procurem cumprir o plano vacinal [buscarem as doses de reforço], porque é vacina que consegue manter o nível de estabilização das infecções e internação”, reforçou.
Com a determinação do Comitê de Operações Emergenciais, o governador do Piauí, Rafael Fonteles deve assinar decreto estabelecendo a desobrigação do uso de máscaras.
Ver todos os comentários | 0 |