Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Casos de Covid-19 apresentam aumento de 1.839% no Piauí, diz Sesapi

Na reunião do COE foram apresentados os números de positividade dos testes de RT-PCR feitas pelo Lacen.

O boletim epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana- 19 a 25 de junho- traz um alerta à população piauiense, o estado apresentou um aumento de 1.839% nos casos positivos de Covid-19, em comparação aos últimos sete dias. A média móvel de óbitos pela doença, que estava zerada, subiu para 01 caso na última semana. Atento a esses números o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí esteve reunido, nesta terça-feira (28).

Dados do boletim epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana, mostram ainda que a taxa de transmissibilidade saltou de 1.05 para 1.43. Os números de internados em leitos clínicos por Covid-19 também estão crescendo no estado, nos últimos sete dias, a ocupação dos leitos clínicos saiu de 28 para 40. Já as UTI’s apresentaram uma leva queda saindo de 19 leitos ocupados para 17. A ocupação dos leitos de estabilização também teve um decréscimo, passou de 08 para 04 internados.


Foto: Divulgação/AscomNa reunião do COE também foram apresentados os números de positividade dos testes de RT-PCR.
Na reunião do COE também foram apresentados os números de positividade dos testes de RT-PCR.

“Sabemos que as vacinas são essenciais para que o número de casos graves e complicações da doença não ocorram. Então pedimos mais uma vez àqueles 755.519 piauienses, que estão com sua dose de reforço em atraso e aqueles que não tomaram nenhuma dose das vacinas, ou esteja com alguma em atraso, que vá aos postos de saúde de suas cidades e se imunizem”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Na reunião do COE também foram apresentados os números de positividade dos testes de RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), que estão na 5ª semana consecutiva de aumento, nos últimos sete dias a taxa de positividade subiu de 5.93% para 13.03%.

“Infelizmente estamos registrando esse novo crescimento no número de casos, nessas últimas semanas e devemos ficar atentos, mantendo os cuidados necessários para evitar a infecção, principalmente a continuidade do uso de máscaras em locais fechados, transportes públicos em áreas com aglomerações”, disse o médico infectologista e membro do COE,José Noronha.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também alerta a população piauiense, que continue mantendo as medidas, determinadas no último decreto, e procure os postos de vacinação para tomar suas doses dos imunizantes contra a Covid-19. A Sesapi também está disponibilizando mais de 300 mil testes aos municípios através das regionais de saúde.

“Este crescimento dos casos nos coloca em atenção e pedimos à colaboração do povo do Piauí para que sigam as medidas estabelecidas no último decreto, que retomou o uso de máscaras em ambientes fechados no estado e que busquem, os postos de saúde e tomem todas as doses necessárias para imunização completa e reforço. A secretaria preocupada com aumento dos casos também vai está ofertando aos municípios 315.835 testes para detecção do vírus”, lembra o gestor.

O Piauí retomou o uso de máscaras em todos os ambientes fechados, há mais de dez dias, a medida está sendo adotadas devido ao aumento de casos de Covid-19. O decreto também estabeleceu que idosos e imunossuprimidos devem continuar a usar máscara em qualquer ambiente. Além disso a Sesapi também está reforçando as ações do programa Busca Ativa nos municípios.

No Piauí, a vacinação contra a Covid-19 está direcionada a toda população acima de 05 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos a vacina já está disponível também como reforço, que deve ser tomado 04 meses após a segunda dose e para os maiores de 18 anos a segunda dose de reforço também está liberada e deve ser aplicada também no prazo de 04 meses após a primeira dose de reforço.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.