O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, anunciou nesta segunda-feira (22) que o Governo do Estado está se articulando junto aos municípios para ampliar os leitos hospitalares nos hospitais, de modo a suprir a alta demanda em virtude do atual momento da pandemia de covid-19 no estado.
Florentino Neto informou que, somente em Teresina a ocupação de leitos ultrapassa 80%. “Com o nível de ocupação de leitos que supera 64% no estado do Piauí e com a taxa de ocupação acima de 80% em Teresina, a situação que se apresenta nesse momento é de elevada preocupação”, declarou.
O secretário ressaltou que, após reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Gilberto Albuquerque, já está sendo providenciada a ampliação de leitos clínicos e de UTI na capital.
“Aqui em Teresina tivemos ontem tratativas com o presidente da FMS, doutor Gilberto Albuquerque, onde pudemos tratar de várias ações conjuntas relativas à ampliação de leitos e sobre medidas preventivas na capital”, colocou.
Interior
Em grandes cidades do interior do estado, como Parnaíba, Floriano e Piripiri, a Sesapi já está ampliando o número de leitos. “Em Floriano temos também leitos privados alugados que estamos gerenciando, no hospital de Piripiri aumentamos mais 15 leitos clínicos e mais 5 de UTI, em Parnaíba estamos dialogando para ampliarmos leitos nos Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, por isso estamos transferindo a ortopedia desse hospital para a Santa Casa de Misericórdia, além disso, vamos ampliar 10 leitos clínicos na Promed”, destacou Florentino Neto.
Oxigênio
O secretário de Saúde destacou ainda a preocupação em garantir o estoque de oxigênio. “Estamos atuando em todo o estado, trabalhando na estruturação de redes de gases em Luzilândia, Esperantina, no hospital de Floriano, estamos trocando a estrutura de armazenamento de gases do Natan Portela, tudo para que a gente possa garantir as melhores condições estruturais em todos os hospitais estaduais”, frisou.
Vacina
Florentino Neto reiterou que o governador Wellington Dias segue empreendendo esforços para garantir que a toda a população seja vacinada o mais breve possível.
“Continuamos todas as ações aqui para que a gente tenha a maior celeridade possível nessa campanha de vacinação. Nosso governador tem atuado nacionalmente, em defesa de uma campanha de vacinação que seja para todos e que seja célere”, finalizou.
Governador
O chefe do executivo estadual alertou nesta segunda (22) que o Piauí chegou em um estágio muito crítico e que o atual momento é o mais grave desde o início da pandemia. “Ou a gente adota essas medidas agora ou vamos ter que fazer de qualquer jeito e numa situação muito pior. Estamos em uma situação de elevada transmissibilidade. São milhões de pessoas que estão com o coronavírus e junto com o coronavírus, as variantes”, enfatizou Wellington Dias.
Ver todos os comentários | 0 |