O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que toda a população acima de 18 anos poderá receber a dose de reforço da vacina contra covid-19. Aqueles que tomaram a vacina da Janssen, que a princípio seria dose única, precisarão tomar segunda e terceira dose.
Além da ampliação do público, o Ministério da Saúde também reduziu o intervalo necessário para aplicação da dose de reforço. Agora, a pessoa deverá esperar cinco meses e não seis, para tomar a terceira dose.
A dose se reforço seguirá a lógica da imunização cruzada, ou seja, as pessoas vão tomar uma terceira dose de uma vacina diferente da primeira e segunda que foi aplicada.
Diante disso, o GP1 apurou junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) quais vacinas serão aplicadas em cada caso. Confira!
Coronavac
Quem tomou a vacina do Butantan terá mais alternativas e poderá receber a dose de reforço da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.
Pfizer
Já para aqueles que receberam a Pfizer, a dose de reforço a ser aplicada poderá ser da AstraZeneca ou Janssen.
AstraZeneca
A pessoa que tomou primeira e segunda dose da AstraZeneca poderá ser imunizada com Pfizer no reforço.
Janssen
Por fim, no caso dos vacinados com a Janssen, será necessária uma 2ª dose do mesmo imunizante em um intervalo mínimo de dois meses da primeira e, após cinco meses, uma 3ª dose da Pfizer.
Previsão para o Piauí
Nesta terça (16) o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, informou que o Piauí pode iniciar a aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 18 anos ainda na segunda-feira, 22 de novembro. De acordo com o secretário, a Sesapi vai utilizar as doses de imunizantes que estão em estoque e são suficientes para dar início à aplicação da terceira dose.
Ver todos os comentários | 0 |