Levantamento do GP1 realizado neste sábado (23), com base nos dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), apontou que a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de seis hospitais do Piauí chegou 70%. Todas as unidades atendem pacientes com covid-19.
Segundo os dados da Sesapi, a capacidade de leitos de UTI se elevou no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; Hospital da Policia Militar Dirceu Arcoverde – HPM; Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella – HDIC; Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI); Hospital São Marcos e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
As maiores ocupações se encontram no HU da UFPI, com 100%, por lá todos os 10 leitos UTI que o local possui estão com pacientes. No Hospital da Policia Militar Dirceu Arcoverde – HPM – que conta com 9 leitos de UTI, sendo 8 ocupados, a taxa de ocupação chegou a 88,9%.
O Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella – HDIC, segue com 85% da UTI ocupada, sendo 20 leitos e destes, 17 não estão disponíveis. No Hospital São Marcos, que é rede privada de saúde, 76,2% dos leitos estão com pacientes de covid-19. No total são 21 leitos de UTI e 16 estão ocupados.
As situações desse índice, que estão mais amenas, se encontram no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde a ocupação chegou a 71,1%, ao todo, a unidade conta com 38 leitos de UTI, 27 estão ocupados e no Tibério Nunes, em Floriano, a ocupação está em 70%, são 20 leitos de UTI, sendo 14 deles ocupados.
Aumento de leitos
O governador garantiu, no último dia 19 de janeiro, que aprovou a abertura de 40 novos leitos, que serão distribuídos entre as regiões dos municípios de Teresina e Oeiras. A medida foi tomada após a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) informar que 59% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da covid-19 estão ocupados.
De acordo com o chefe do Palácio de Karnak, esse aumento de infecções e internações estão ocorrendo por conta das festividades de Natal e Ano Novo do ano passado, com isso, ocorreu aumento da transmissibilidade do novo coronavírus.
“Infelizmente, como já era esperado, nós tivemos entre Natal e Ano Novo, algumas pessoas que não seguiram os protocolos sanitários e como resultado, tivemos um aumento na transmissibilidade do coronavírus e também aumento de pessoas doentes e na ocupação de leitos em algumas regiões do Piauí. Aprovei a ampliação de mais leitos, serão mais 40 leitos que estarão disponíveis para Teresina, Oeiras e outras regiões do estado e garantir que nenhuma região entre em colapso”, destacou.
Ver todos os comentários | 0 |