Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias faz apelo para que prefeitos mantenham comércio fechado

“Vários municípios estão colocando decretos abrindo o comércio. Isso vai resultar na ampliação das pessoas contaminadas no seu município", disse o governador.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI) criticou os prefeitos do Estado que estão autorizando a reabertura do comércio, mesmo com a renovação do decreto estadual que estende o isolamento social para o dia 21 de maio, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (02), Wellington apelou para que os municípios mantenham a quarentena sob pena de um aumento exponencial do número de pessoas infectadas e o risco iminente de mortes provocadas pelo coronavírus. Ele ainda destacou a quantidade insuficiente de profissionais de saúde, caso a demanda aumente de maneira desenfreada.


“Vários municípios estão colocando decretos, abrindo o comércio. Isso vai resultar na ampliação das pessoas contaminadas no seu município. Isso vai resultar em mais pessoas precisando de vaga hospitalar e isso vai resultar em mais mortes, porque o nosso sistema tem um limite. Porque estabelecemos uma meta que ainda não alcançamos, de 600 leitos? Porque mesmo que eu tenha todos os equipamentos, respiradores, monitores, a capacidade de todos os equipamentos, não tem médicos, não tem profissionais”, explicou Dias.

“Eu faço aqui um apelo, eu sei que há uma pressão, em cada lugar, mas é a vida, é a vida. O decreto que fizemos para até o dia 21 [de maio] com uma avaliação semanal, com muita responsabilidade, é para salvar a vida”, frisou o governador.

Covid-19 no Piauí

Conforme boletim divulgado na noite dessa sexta-feira (01) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mais duas pessoas morreram vítimas de coronavírus (covid-19) no Piauí. O número passa de 24 para 26 óbitos pela doença. De acordo com o boletim, foram confirmados mais 65 casos da doença, aumentando de 600 para 665 o total de infectados.

Uma das vítimas é um homem de 59 anos com histórico de cardiopatia e pneumopatia, que faleceu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Outra vítima foi uma idosa de 91 anos, que não teve nenhuma comorbidade informada e faleceu em um hospital particular da capital.

Dentre os novos casos, 24 são mulheres e são 41 homens, com idades que variam de 1 ano a 89 anos. Pela primeira vez as cidades de São João do Piauí e Valença registraram casos da doença. Agora, são 60 municípios com casos de Covid-19 no estado. Até o momento 1.914 casos foram descartados e 3.950 testes rápidos deram resultado negativo. Segundo o boletim, 153 pessoas já tiveram alta médica.

Óbitos

As outras 24 pessoas que morreram por coronavírus foram: o casal de idosos Jomar Pereira da Silva (88) e Marlúcia Pereira da Silva (73); o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia; o empresário Oderman Bittencourt; o empresário Nogueira Neto; um homem de 56 anos; uma jovem de 22 anos; um senhor de 63 anos; um idoso de 72 anos; uma idosa de 73 anos; uma adolescente de 13 anos; um senhor de 61; um idoso de 98 anos; um senhor de 85 anos; um idoso de 79 anos; um senhor de 64 anos; uma idosa de 99 anos; um jovem de 21 anos; uma idosa de 70 anos; um senhor de 79 anos; um idoso de 95 anos; uma senhora de 83 anos; uma idosa de 73 anos; e um senhor de 77 anos.

Coronavírus no Brasil

O Brasil registrou 428 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados nesta sexta, 1º, pelo Ministério da Saúde. Com isso, o total oficial de vítimas da covid-19 no País chegou a 6.329.

O número de casos confirmados da doença passou de 85.380 para 91.589 com o acréscimo dos 6.209 novos casos registrados de quinta para esta sexta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias renova decreto e mantém comércio fechado até 21 de maio

Brasil tem 6.331 mortes e 91.654 casos confirmados de coronavírus

Sobe para 26 número de óbitos por covid-19 no Piauí, diz Sesapi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.