O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) expediu uma recomendação, no dia 27 de março, onde pede que as indústrias do Piauí garantam as proteções necessárias para os trabalhadores para a prevenção em relação ao coronavírus (covid-19).
O MPT-PI pede que as indústrias, quando permitido o funcionamento, a reorganizar os ambientes de trabalho, proporcionando uma distância mínima de dois metros entre os postos de trabalho, medida que deve ser seguida também nos refeitórios.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do Trabalho
Além disso, o órgão pede que as superfícies de trabalho e os equipamentos devem ser regularmente limpos e desinfectados com produtos recomendados pelas autoridades sanitárias. Os empregados não devem compartilhar armários, nem para a guarda de EPIs, nem para pertences pessoais.
O Ministério Público do Trabalho no Piauí ainda orienta que no caso de expediente de dois turnos, a limpeza e desinfecção precisam ser realizadas no momento da troca de turno e repetidas durante cada turno. Além disso, as indústrias precisam providenciar filtros de alta eficácia e garantir a renovação de ar que atenda às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“É preciso advertir e fiscalizar os trabalhadores para que não utilizem equipamentos dos colegas de trabalho, como fones, celulares, mesas e outros comumente utilizados em atividades laborais”, afirmou a procuradora-chefe, Maria Elena Rêgo, que recomendou às indústrias a fornecerem os materiais para cada trabalhador individualmente. As indústrias têm até a quarta-feira (1) para informar ao Ministério Público do Trabalho no Piauí sobre o cumprimento, assim como apresentar o plano de contingência.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sobe para 16 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí
Professor da UFPI é internado em Teresina com suspeita de coronavírus
Número de mortes por coronavírus no Brasil sobe para 136
Ver todos os comentários | 0 |