O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) expediu uma nota técnica com os Centros de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e da Saúde (CAODS) e do Meio Ambiente (CAOMA) dando orientações sanitárias e ambientais sobre o manuseio de cadáveres suspeitos ou confirmados por coronavírus (Covid-19).
Confira aqui a nota.
A nota técnica é devido ao fato de que mesmo após o paciente ter morrido por covid-19, o seu corpo ainda tem potencial chance de transmitir a doença para quem manusear ou ficar próximo do cadáver.
- Foto: Alef Helio/GP1Ministério Público do Estado do Piauí
Conforme o Ministério Público, existem rígidas regras sobre os descartes dos resíduos de saúde, como os materiais essenciais (máscaras e luvas), que devem ser cumpridas para não propagar o coronavírus.
O Ministério Público orientou que hospitais e empreendimentos de serviços funerários adotem cuidados quanto às medidas a serem observadas durante procedimentos de autópsia e preparação dos corpos, no descarte de resíduos de saúde decorrentes do manuseio de infectados e vítimas que vierem a óbito, no transporte de corpos e durante os velórios e sepultamento.
Casos confirmados em Teresina
Novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na noite dessa terça-feira (24), aponta que subiu para oito o número de casos confirmados de coronavírus no Piauí.
Ao todo foram notificados 302 casos, sendo que 134 casos foram descartados e outros 160 seguem sob suspeita.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cinco funcionários da TV Clube estão com coronavírus
João Claudino Júnior é o 7º caso confirmado de coronavírus, diz Governo
Ver todos os comentários | 0 |