Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauienses desobedecem orientação e lotam bancos e supermercados

Muitas pessoas se dirigiram as agências bancárias com medo de faltar dinheiro devido à pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com orientações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas pessoas insistiram em ir às ruas e aglomerar bancos e supermercados em toda a Teresina, que possui três casos em confirmados da doença.

A reportagem do GP1 se deslocou até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Presidente Kennedy, na zona leste de Teresina e apurou que no local ocorre uma aglomeração de pessoas devido a uma fila, pois o número de pessoas no interior da unidade está sendo controlado.


  • Foto: Davi Fernandes/GP1Aglomeração de pessoas em agência bancáriaAglomeração de pessoas em agência bancária

O GP1 recebeu uma foto da Caixa Econômica Federal do município de Esperantina nesta sexta-feira (20), na região norte do estado. Muitas pessoas se dirigiram ao banco com medo de faltar dinheiro devido à pandemia. A situação também foi notada em bancos de todas as zonas de Teresina.

  • Foto: GP1Caixa Econômica Federal lotada em EsperantinaCaixa Econômica Federal lotada em Esperantina

Na noite desta quinta-feira (19) o supermercado Atacadão, no bairro Primavera, zona norte de Teresina, também registrou um grande número de pessoas. Um leitor, que não quis ser identificado, sugeriu que os supermercados limitem a quantidade de pessoas por vez dentro do estabelecimento.

“Fui ao supermercado e nunca vi aglomeração como essa. Os supermercados deveriam limitar o número de clientes por vez. Percebi que muitas pessoas estão desinformadas, pensaram que os supermercados iriam fechar com o decreto do governador”, declarou.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppSupermercado Atacadão lotadoSupermercado Atacadão lotado

Na Praça da Bandeira, no Centro da capital, a situação não é diferente. É possível observar diversos idosos, adultos e crianças circulando normalmente nas ruas e desobedecendo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado.

Saiba quais serviços estão suspensos no Piauí

Nesta quinta-feira (19) o governador Wellington Dias (PT) assinou o Decreto Nº18.901/2020, que determina medidas excepcionais voltadas para o enfrentamento da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia de coronavírus. O chefe do executivo estadual determinou, após deliberação do Comitê de Operações de Emergência, a suspensão de eventos e fechamentos de estabelecimentos públicos.

Com o decreto, ficou determinado o fechamento de bares, restaurantes, shoppings, cinemas, clubes, academias, casas de espetáculos e clínicas de estética. Eventos culturais e esportivos também foram proibidos. Os atendimentos odontológicos em unidades de saúde pública ou privada também foram suspensos, exceto em casos de urgência e emergência.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias Wellington Dias

A suspensão de todos esses serviços e atividades entrará em vigor a partir desta sexta-feira (20).

Controle de fluxo nas divisas

Também foi determinado o controle de fluxo de pessoas nas divisas do Estado, que será exercido pela vigilância sanitária estadual, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e municipais, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil. Os órgãos responsáveis deverão solicitar a colaboração da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O controle de fluxo será exercido por meio de abordagem das pessoas que cruzarem a divisa estadual, as quais receberão orientações e determinações expedidas pelo serviço de saúde, com o objetivo de conter a contaminação pelo novo coronavírus.

Piauí possui três casos confirmados de coronavírus

O secretário estadual de Saúde Florentino Neto informou, na noite desta quinta-feira (19), que o estado do Piauí possui três casos confirmados de coronavírus.

Os três casos confirmados são de Teresina e os pacientes estão em isolamento domiciliar. No total, 106 casos suspeitos foram notificados. Destes, 38 foram descartados e outros 65 seguem sob suspeita.

Florentino gravou um vídeo, onde informou que a Sesapi vai divulgar um boletim com ações relativas ao novo coronavírus. "Nós estamos neste 19 de março de 2020 e vamos em breve divulgar o boletim das ações relativas do novo coronavírus. Recebemos agora os dados do Lacen. O Centro de Informações e Vigilância em Saúde está fazendo a tabulação e nós vamos divulgar, mas pelo princípio da transparência e pelo compromisso que nós firmamos com a sociedade piauiense e pela nossa obrigação, nós queremos informar que o boletim traz a identificação de três casos positivos da covid-19 no estado do Piauí", informou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto Seis e Meia é suspenso por conta da pandemia de coronavírus

Compras pela internet disparam até 40% com impacto do novo coronavírus

Piauí possui três casos confirmados de coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.