Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Empresa de Elon Musk vai testar implantes cerebrais em humanos

A Neuralink anunciou que conseguiu o aval da FDA para começar os ensaios clínicos.

A Neuralink, empresa fundada por Elon Musk e especializada em implantes cerebrais, anunciou que recebeu a autorização para iniciar os testes em humanos nos Estados Unidos. A notícia foi divulgada pela empresa por meio de sua conta no Twitter.

Segundo a publicação, a aprovação foi concedida pela Food and Drug Administration (FDA), órgão equivalente à Anvisa nos EUA. No entanto, a Neuralink ainda não revelou a data exata para o início dos testes e informou que o recrutamento para os ensaios clínicos ainda não começou.


"Estamos empolgados em compartilhar que recebemos a aprovação do FDA para iniciar o nosso primeiro estudo clínico em humanos. Isso é resultado do incrível trabalho da equipe da Neuralink em colaboração próxima com o FDA, e representa um passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia auxilie muitas pessoas", disse a empresa.

A Neuralink pretende utilizar os implantes cerebrais para auxiliar no tratamento de condições de saúde em seres humanos. A tecnologia tem como objetivo ajudar pacientes com paralisia ou lesões cerebrais traumáticas a se comunicarem e controlarem computadores apenas com o poder de seus pensamentos. Além disso, Elon Musk sugeriu a possibilidade de usar o dispositivo para permitir que a humanidade acompanhe os avanços da inteligência artificial.

Quanto ao prazo estipulado anteriormente, no final de dezembro de 2022, Elon Musk havia anunciado que a Neuralink levaria cerca de seis meses para iniciar os testes com os implantes cerebrais. "Queremos ter extrema cautela e garantir que tudo funcione perfeitamente antes de implantar um dispositivo em um ser humano", afirmou na ocasião. "No entanto, acreditamos que submetemos a maioria da nossa documentação ao FDA e esperamos que em aproximadamente seis meses possamos ter o nosso primeiro Neuralink implantado em um ser humano."

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.