O Eclipse Anular do Sol começou a ser visto ao vivo na internet para todo o mundo neste sábado (14). A transmissão, em parceria com a organização internacional Time and Date, ocorre desde às 11h30 e vai até 17h30, no horário de Brasília.
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), está transmitindo ao vivo o eclipse anular do Sol.
Assista!
O fenômeno acontece quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Com a Lua um pouco mais distante, o diâmetro aparente está menor do que o Sol, ou seja, a sombra do satélite natural da Terra não cobre totalmente o astro, criando um “anel de fogo” no céu.
Orientações
O Observatório Nacional reforça que não se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica a retina.
O ideal é utilizar filtros que cumpram o padrão internacional de ISO 12312-2. Vale lembrar que óculos de Sol comuns não são seguros para olhar diretamente para o Sol, por mais escuras que sejam as lentes.
Ver todos os comentários | 0 |