O novo sistema operacional do iPhone vai ganhar um modo lockdown para proteger o celular de ataques cibernéticos, revelou a Apple na última quarta-feira, 6. A novidade está disponível na terceira versão beta do iOS 16, cujo lançamento está previsto para setembro.
O modo lockdown irá permitir travar uma série de funcionalidades do sistema operacional. Entre elas, o aplicativo de mensagens irá bloquear anexos e impedir a pré-visualização de links, chamadas de FaceTime de desconhecidos serão bloqueadas e álbuns serão descompartilhados entre usuários, entre outras medidas. Mais funcionalidades devem ser adicionadas ao longo do tempo, diz a Apple.
Segundo a Apple, o recurso tem como objetivo proteger um pequeno número de usuários altamente visados, como autoridades, ativistas e jornalistas. Apesar disso, qualquer usuário pode ativar a função nas configurações do aparelho. Ao ativar, o aparelho deve ser reiniciado e a senha deve ser digitada.
"Modo lockdown é uma capacidade inovadora que reflete nosso comprometimento de proteger usuários dos ataques mais raros e sofisticados", disse em nota o chefe de engenharia de segurança da Apple, Ivan Krstić. "Enquanto a maior parte dos usuários não deve ser a vítima de ciberataques, iremos trabalhar incansavelmente para proteger a pequena parcela que é."
O modo lockdown também estará disponível para iPad e Mac.
Ver todos os comentários | 0 |