Nesta sexta-feira (15), um estudo que será publicado na revista “Science” concluiu que a epidemia do vírus da zika pode ter atingido seu pico e que poderá acabar por si só em dois a três anos na América Latina.
Na pesquisa, a equipe construiu um modelo matemático para representar a atual epidemia, além de prever que a atual epidemia termine dentro de dois a três anos. “A epidemia explosiva atual acabará devido a um fenômeno chamado efeito rebanho. Como o vírus é incapaz de infectar a mesma pessoa duas vezes graças ao sistema imunológico, que gera anticorpos para matá-lo a epidemia atinge um estágio em que há muito poucas pessoas para infectar e sustentar a transmissão”, finalizou Ferguson.
Imagem: GloboEpidemia de zika pode acabar em 3 anos, diz estudo
De acordo com o G1, o professor e autor da pesquisa Neil Ferguson, informou que “este estudo utiliza todos os dados disponíveis para fornecer uma compreensão de como a doença vai se desenrolar e nos permite avaliar a ameaça no futuro iminente. Nossa análise sugere que a propagação do vírus da zika não é controlável, mas que a epidemia vai se reduzir por si mesma dentro de 2 a 3 anos”.Na pesquisa, a equipe construiu um modelo matemático para representar a atual epidemia, além de prever que a atual epidemia termine dentro de dois a três anos. “A epidemia explosiva atual acabará devido a um fenômeno chamado efeito rebanho. Como o vírus é incapaz de infectar a mesma pessoa duas vezes graças ao sistema imunológico, que gera anticorpos para matá-lo a epidemia atinge um estágio em que há muito poucas pessoas para infectar e sustentar a transmissão”, finalizou Ferguson.
Ver todos os comentários | 0 |