O recém-empossado prefeito de Moraújo, no Ceará, Ruan Lima , de 32 anos, nomeou o próprio pai, a noiva e um primo para cargos de secretários municipais. A cidade, que fica a cerca de 300 km de Fortaleza, elegeu Lima com pouco mais de 4 mil votos, equivalente a 54,42% do total. Filiado ao PSD, o prefeito havia prometido, durante seu discurso de posse, que formaria sua equipe com “pessoas técnicas”.

“Tivemos uma maioria histórica”, celebrou Lima. “Foi uma caminhada excepcional. Quero agradecer ao meu time, que vai me ajudar. Como todo mundo sabe, eu não prometi nenhuma secretaria. Fiz questão de colocar pessoas técnicas para me apoiar”, declarou sob aplausos.

Foto: Reprodução/Instagram
Letícia Luna e Ruan Lima

De acordo com informações da prefeitura, o prefeito receberá um salário bruto de cerca de R$ 14 mil por mês, enquanto cada secretário terá remuneração de R$ 2,3 mil.

Noiva do prefeito assume a Secretaria de Saúde

Letícia Luna Osterno , noiva de Lima, foi nomeada secretária municipal da Saúde. Com 25 anos, ela é estudante de Medicina e está no último ano do internato — etapa obrigatória ao final da graduação.

“Sabemos o quanto a saúde representa em uma gestão. Trabalharemos pelo melhor para a população moraujense, buscando uma saúde mais humanizada e baseada nos princípios fundamentais do SUS: equidade, integralidade e universalidade. Uma equipe unida faz toda a diferença. Faremos história, com Deus sempre a nos guiar”, afirmou Letícia.

A Secretaria de Saúde contará com o apoio de um subsecretário, descrito pelo prefeito como um “braço direito”. Para essa função, foi nomeado Iramar Vieira, bacharel em Enfermagem e especialista em Saúde Pública, com 25 anos de experiência em unidades de saúde. “Duas pessoas de alta confiança e capacidade de fazer o melhor pela saúde da nossa gente”, comentou Lima.

Pai e primo assumem outras secretarias

O pai do prefeito, Alex Lima, foi nomeado secretário de Assuntos Institucionais. Segundo Ruan Lima, Alex tem “vasta experiência no setor privado” e mantém “sólidas relações políticas que, sem dúvida, ajudarão a elevar Moraújo a um novo patamar”.

O primo de Lima, Marcos Aurélio Araújo, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Proteção Animal. De acordo com o prefeito, o “primo Marquinhos” foi pego de surpresa com o convite. “É uma pessoa capacitada, não tenho dúvidas de que fará um grande trabalho”, disse ele sobre Araújo, que é engenheiro e ex-presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Moraújo.

Nomeações estão em conformidade com a lei

Embora a nomeação de parentes em cargos públicos seja proibida pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), essa restrição não se aplica a cargos de agentes políticos, como ministros, secretários estaduais e municipais.

A súmula estabelece a vedação de nomeações de parentes até o terceiro grau em cargos de direção, chefia ou assessoramento, mas ministros do STF têm reiterado que as funções de primeiro escalão do Poder Executivo — como secretários municipais — não são abrangidas por essa regra. Assim, as nomeações feitas pelo prefeito de Moraújo não configuram nepotismo.