Fechar
GP1

Brasil

Quinquênio retroativo faz juízes receberem mais de R$ 1 milhão em Rondônia

Adicional por tempo de serviço garante aumento de 5% no salário a cada cinco anos de trabalho.

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) efetuou pagamentos superiores a R$ 1 milhão para dez juízes devido à reintrodução do quinquênio, um benefício que concede acréscimos salariais por tempo de serviço.

O adicional havia sido extinto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2006, mas foi restabelecido por decisão judicial.

Foto: Divulgação/AscomSede do Tribunal de Justiça de Rondônia
Sede do Tribunal de Justiça de Rondônia

Os valores pagos referem-se ao período acumulado entre 2006 e 2022. O principal argumento para a liberação do montante foi o entendimento de que o benefício representa um “direito adquirido” para magistrados que ingressaram na carreira antes de sua revogação.

Além disso, a justificativa para os pagamentos inclui a correção do chamado "adicional de tempo de serviço retroativo". Segundo o TJ-RO, a medida foi reconhecida judicialmente após uma ação movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 2007, garantindo o direito ao pagamento que não foi efetuado no período adequado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->