Fechar
GP1

Brasil

Alexandre de Moraes diz que redes sociais praticam ‘lavagem cerebral’

Para o ministro, as grandes empresas de tecnologia são conglomerados econômicos com interesses políticos.

Nesta segunda-feira (24), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou as big techs e uma suposta instrumentalização das redes sociais para atacar a democracia durante uma aula inaugural na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o parlamentar, o uso de algoritmos é uma forma de disseminar ideologias e comprometer a democracia.

O ministro argumentou que as grandes empresas de tecnologia não são neutras, mas sim conglomerados econômicos com interesses políticos que buscam dominar a economia global e assim enfraquecer a soberania nacional.


Foto: Fellipe Sampaio /STFMinistro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes, acusado de autoritarismo por bloquear seletivamente contas digitais de opositores ao governo federal, afirmou que as big techs promovem lavagem cerebral, se caracterizando como grupos econômicos que tem como objetivo dominar a economia e a política mundial, ignorando fronteiras, a soberania nacional de cada um dos países, bem como as legislações, a fim de possuir poder e lucro. O ministro associou ainda o direcionamento de algoritmos a uma tentativa de golpe de Estado no Brasil em 2022.

Moraes argumentou que as redes sociais atuam principalmente para espalhar um discurso fascista. Para o ministro, as big techs contribuem para a ascensão de grupos de extrema direita, tanto no Brasil quanto em outros países, a exemplo da Alemanha, acrescentando que, embora as plataformas não tenham criado rancor social, souberam explorá-lo, amplificando mensagens de ódio e polarização.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.