O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou prefeitos que não utilizam os serviços públicos de educação e saúde que oferecem à população. Durante seu discurso, no dia 10 de fevereiro, Lula afirmou que muitos governantes se vangloriam das melhorias nessas áreas, mas, na prática, não utilizam os mesmos serviços que administram. O presidente usou como exemplo os prefeitos que colocam seus filhos em escolas particulares, enquanto afirmam que as escolas públicas de suas cidades são de excelente qualidade.
Apesar das críticas, Lula, em dezembro de 2024, foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um hematoma na cabeça causado por uma queda. O presidente ficou internado entre os dias 9 e 15 de dezembro, sendo acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, conhecido por atender figuras públicas e celebridades. Kalil também atendeu outros ex-presidentes, como Michel Temer e Dilma Rousseff. A escolha desse hospital gerou polêmica, já que o presidente fez críticas aos governantes que não utilizam o sistema público de saúde.
![Presidente Lula](/media/image_bank/2024/9/presidente-lulanone_LyccC8k.jpg.1200x0_q95_crop.webp)
Lula também destacou a discrepância entre a saúde pública e o atendimento em hospitais privados, citando que alguns governantes não se atendem nos serviços públicos que dizem ser de qualidade.
O presidente fez essa crítica durante a cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, evento no qual também participaram figuras como o presidente da Câmara, Hugo Motta, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o ministro da Educação, Camilo Santana.
As declarações de Lula não são novas. Em dezembro de 2023, o presidente já havia abordado o tema em evento no Rio de Janeiro, quando criticou governantes que não conhecem a realidade das escolas e hospitais públicos de suas cidades, pois não utilizam esses serviços. Na ocasião, Lula questionou a atitude de líderes que afirmam que os serviços públicos são bons, mas, na prática, os deixam de lado, buscando alternativas privadas para suas famílias.
Ver todos os comentários | 0 |