Nesta quinta-feira (16), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para reagir à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou a liberação de seu passaporte para viajar à posse de Donald Trump nos Estados Unidos. Na publicação, Bolsonaro escreveu: “É uma grave decepção”.
O texto publicado pelo ex-presidente afirma que a decepção se estende aos milhões de brasileiros que ele representa e à duradoura amizade entre Brasil e Estados Unidos. Bolsonaro alegou ainda que a decisão de Moraes é um exemplo do contínuo uso de ativismo judicial contra ele. “Essas ações não têm a ver com justiça ou com a prevenção de risco de fuga. Elas têm a ver com medo: medo da popularidade de Bolsonaro, que lidera as pesquisas para as eleições de 2026”, dizia a publicação.
- Declaração do Gabinete do Presidente Jair Bolsonaro
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 16, 2025
- A decisão de hoje de Alexandre de Moraes de negar o pedido do Presidente Jair Bolsonaro para comparecer à histórica posse do Presidente @realDonaldTrump é uma grave decepção — não apenas para o Presidente Bolsonaro, mas…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia se manifestado contrária à autorização da viagem e à devolução do passaporte na quarta-feira (15). Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, não há “evidência de interesse público que qualifique como impositiva a ressalva à medida de cautela em vigor”.
Com base nisso, Moraes negou nesta quinta-feira (16) a devolução do passaporte de Bolsonaro. O magistrado argumentou que o ex-presidente poderia usar a viagem como uma oportunidade para fugir do país e evitar um possível julgamento criminal.
Ver todos os comentários | 0 |