O sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou dados nesta quinta-feira (05), em relação ao número de queimadas registradas no Brasil durante esta quinta. Segundo o instituto, o Brasil registrou 5.724 focos de incêndio, com a Amazônia concentrando 49,2% das ocorrências. Confira aqui os dados completos.
Em segundo lugar, o bioma do Cerrado é o mais atingido pelas queimadas, com 39,1%. Mata Atlântica, com 9,3%, Pantanal, com 1,7% e Caatinga, com 0,6%, aparecem nas colocações 3º, 4º e 5º respectivamente. Durante a primeira semana de setembro, o país chegou a registrar o número de 17.976 focos de incêndios.
Em relação aos estados, o Pará foi quem mais sofreu com o número de queimadas durante a quinta-feira, registrando 1.975 focos de incêndio em 24h. O município São Félix do Xing foi o a cidade do estado que mais sofreu com as queimadas, registrando 663 focos.
A combinação de seca extrema e queimadas descontroladas reflete um ciclo recorrente, mas que, neste ano, parece ter atingido novos patamares de gravidade. Na região da Amazônia, a seca já atinge os municípios do estado por pelo menos um ano.
Ver todos os comentários | 0 |