A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Cifra Dourada no estado do Rio de Janeiro, com intuito de desarticular uma rede criminosa voltada para o tráfico nacional e internacional de animais silvestres da fauna brasileira ameaçados de extinção.
Na ação, os policiais prenderam em flagrante, na cidade de Cabo Frio, um homem apontado como caçador profissional de micos-leões-dourados, responsável por fornecer os animais ao grupo criminoso. Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, foram aprendidas armadilhas de caça.
Segundo a PF, a partir de ação integrada com o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, o IBAMA, o ICMBio e a Associação Mico Leão Dourado, foi possível rastrear a origem geográfica de animais apreendidos neste ano em Porto Velho (RO) e no Togo, país da África Acidental. Os micos-leões-dourados foram subtraídos do Parque Natural Municipal do Mico-Leão Dourado, situado em Cabo Frio.
O investigado foi autuado em flagrante pelos crimes de caça profissional de animal silvestre, por manter em cativeiro de forma ilegal animais silvestres, por maus-tratos e pelo uso de anilha falsa. Ele também poderá responder pelos crimes de perigo para a vida ou saúde de outrem e receptação qualificada.
Ver todos os comentários | 0 |