Fechar
GP1

Brasil

O Brasil pode sair do mapa da fome até 2026, afirma Wellington Dias

Declaração foi feita após a apresentação do Relatório das Nações Unidas sobre segurança alimentar.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que o Brasil deve sair do Mapa da Fome em 2026. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, após a apresentação do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024). Segundo Dias, a insegurança alimentar severa no país foi drasticamente reduzida, passando de 17,2 milhões de brasileiros afetados em 2022 para 2,5 milhões em 2023, uma diminuição de 85% em um ano.

O ministro destacou que essa conquista se deve à implementação de políticas públicas precisas e integradas, com ampla participação social. Entre os programas citados por Wellington Dias, estão o Plano Brasil sem Fome e a reformulação do Bolsa Família. "Quando reformulamos o novo Bolsa Família, levamos em conta o tamanho da família e garantimos um per capita mínimo, o que trouxe resultados significativos. Hoje, cerca de 21 milhões de famílias e 55 milhões de pessoas são beneficiadas", explicou.

Foto: Roberta Aline/Ascom MDSMinistro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

Durante a coletiva, Dias também falou sobre o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Esta iniciativa, proposta pelo presidente Lula na Cúpula do G20 em Nova Deli no ano passado, visa coordenar ações e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais de combate à fome e à pobreza. A formalização da Aliança ocorrerá em novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro.

A Aliança Global, aberta a todos os países, exige que cada nação participante estabeleça metas até 2030 e adote políticas que já demonstraram ser eficazes. "Queremos que cada país possa decidir participar da Aliança, seguindo regras que transformem a iniciativa em um plano de Estado, e não apenas de governo", afirmou o ministro.


Foto: Roberta Aline/Ascom MDSWellington Dias, ministro Mauro Vieira e presidente Lula
Wellington Dias, ministro Mauro Vieira e presidente Lula

Com a iniciativa, espera-se que mais países e instituições se unam para combater a fome e a pobreza de forma coordenada e eficaz. A proposta busca replicar o sucesso de programas que já mostraram resultados positivos, promovendo uma colaboração global para erradicar a insegurança alimentar até 2030.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.