Fechar
GP1

Brasil

PF informa que ABIN monitorou ministros do STF e jornalistas; veja lista

Os levantamentos feitos pelas autoridades policiais desencadearam a quarta fase da Operação Última Milha.

Inquérito da Polícia Federal (PF) apontou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), políticos e jornalistas foram alvos de espionagem pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), na época em que era dirigida pelo atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Os levantamentos feitos pelas autoridades policiais desencadearam a quarta fase da Operação Última Milha, deflagrada nesta quinta-feira (11).

Conforme a investigação, havia um suposto esquema de espionagem ilegal, que tinha como principais alvos pessoas consideradas opositoras do ex-presidente Jair Bolsonaro. O inquérito da corporação, divulgado pelo ministro Alexandre de Moraes, também aponta que essa ação tinha o objetivo de “obter vantagens políticas”.

Esse esquema, conhecido como “Abin Paralela”, monitorou Moraes, Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux, ambos ministros do STF. Isso não ficou restrito apenas aos membros do Judiciário, mas também tinha como alvos membros do Legislativo, Executivo e jornalistas.

Em petição enviada à Suprema Corte, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, há indícios de desvio da finalidade institucional da Abin pelos investigados. “A representação se escora em elementos indicativos de que, entre os anos de 2019 a 2022, integrantes do grupo investigado teriam instalado estrutura paralela no órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência – a Abin, destinada à implementação com viés político, em grave desacordo com os limites impostos pelas balizas do Estado Democrático de Direito”, diz trecho da petição.


Além disso, foram encontradas provas de monitoramento aos ex-deputados Jean Willys e familiares, Rodrigo Maia e Joice Hasselman, servidores do Ibama, pessoas ligadas à “ação clandestina” de investigações de Renan Bolsonaro, caso Marielle Franco e caso Adélio Bispo.

Confira a lista dos espionados pela ABIN

- Deputado federal Arthur Lira (PP-AL);

- Rodrigo Maia (PSDB-RJ);

- Kim Kataguiri (União Brasil-SP);

- Alessandro Vieira (MDB-RS);

- Omar Aziz (PSD-AM);

- Renan Calheiros (MDB-AL);

- Randolfe Rodrigues (sem partido-AP);

- Ex-governador de São Paulo, João Doria;

- Hugo Ferreira Neto, servidor do IBAMA;

- Roberto Cabral Borges, servidor do IBAMA;

- Christiano José Paes Leme Botelho, auditor da Receita Federal;

- Cleber Homem da Silva, auditor da Receita Federal;

- José Pereira de Barros Neto, auditor da Receita Federal;

- Mônica Bergamo, jornalista;

- Vera Magalhães, jornalista;

- Luiza Alves Bandeira, jornalista;

- Pedro Cesar Batista, jornalista;

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.