Uma delegação de 20 militares chineses chegou a Brasília nesta terça-feira (30). O grupo será recebido nesta quarta-feira (31) no Quartel-General do Exército, onde participará de palestras sobre os programas estratégicos desenvolvidos pela instituição.
A comitiva, composta principalmente por oficiais-generais, também terá compromissos no Rio de Janeiro. A visita ao Brasil envolve militares chineses das três Forças Armadas e está sendo coordenada pelo Ministério da Defesa, pela Aditância de Defesa da China e pela Embaixada da China, como parte das atividades de intercâmbio entre os dois países.
A visita ganha destaque devido a um clima de desconfiança por parte dos Estados Unidos. Recentemente, o Exército brasileiro deixou de convidar a China para um seminário sobre doutrina militar em Brasília. Após tomar conhecimento da situação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instruiu o ministro da Defesa, José Múcio, a realizar o convite. Essa postura é apoiada por Celso Amorim, assessor especial do presidente para assuntos internacionais.
Brasil e China possuem um acordo bilateral de cooperação assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente chinês Hu Jintao, que prevê "visitas mútuas" de navios e aeronaves militares. Na prática, isso permite que aeronaves e embarcações em missões de longo alcance façam escala técnica em portos e aeroportos brasileiros.
Ver todos os comentários | 0 |