O presidente Jair Bolsonaro assinou, na quarta-feira (23), decreto que cria um número único de carteira de identidade para todo o país. O número usado para o registro nacional será o do CPF e o visual do documento também será único. O presidente fez uma publicação em sua página no Twitter, nessa sexta-feira (25), falando sobre a mudança.
A medida, que entra em vigor no dia 1º de março deste ano, tem o objetivo de simplificar a vida do cidadão e aumentar a segurança. Os institutos nacionais de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.
-Assinado o decreto que cria a Carteira de Identidade Nacional, a qual reunirá todas as informações dos cidadãos em um documento só, também em formato digital. O novo documento terá um único número de identificação para cada Btasileiro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 25, 2022
-Economia, desburocratização e segurança. pic.twitter.com/j2SYi6mUWx
Um número único para identificação vai permitir também acabar com fraudes. Por exemplo, atualmente, uma pessoa pode ter uma carteira de identidade com um número em um estado e, caso solicite o documento em outro, vai obter um novo número. Dessa forma, um mesmo cidadão pode ter 27 números diferentes de carteira de identidade.
Onde solicitar?
A emissão da carteira de identidade será gratuita e o documento será mais seguro devido à possibilidade de validação eletrônica de autenticidade por QR Code, inclusive off-line. O documento só poderá ser solicitado nos institutos nacionais de identificação.
A nova carteira de identidade também passará a ser documento de viagem devido à inclusão de código no padrão internacional. O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes.
Carteira de identidade continuará valendo
Mesmo com a mudança, a carteira de identidade continuará sendo aceita por até 10 anos para a população até 60 anos e para os que têm acima de 60 anos, será aceita por prazo indeterminado.
Validade do novo documento
O novo documento de identidade nacional terá prazo de validade de acordo com a idade do portador no momento da emissão. Para quem tem até 11 anos de idade, a validade será de cinco anos, para quem tem 12 a 59 anos será de 10 anos e a validade será indeterminada a partir dos 60 anos.
Ver todos os comentários | 0 |