Fechar
GP1

Brasil

Gênero ‘não binarie’ é incluído em certidões de nascimento no RJ

Cerca de 50 certidões de nascimento no RJ já foram adaptadas seguindo as regras da linguagem neutra.

Cerca de 50 certidões de nascimento no Rio de Janeiro (RJ) já foram adaptadas seguindo as regras da linguagem neutra. Os documentos contêm o gênero “não binarie” incluído no campo “sexo”, após uma parceria entre a Defensoria Pública do RJ e a Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado.

De acordo com o jornal O Globo, a cooperação entre os dois órgãos já viabilizou o proferimento de decisões favoráveis a pessoas que buscavam a requalificação civil para “não binarie”. O termo é utilizado para identificar quem não se identifica com os sexos masculino e feminino.


A orientação do Supremo Tribunal Federal (STF) dada aos cartórios, para realizarem requalificação civil sem necessidade ação judicial, não é estendida aos não binários. Logo, essas pessoas precisam recorrer à Justiça para obter o direito de alteração do prenome e do gênero em seus documentos.

Ainda conforme O Globo, a Defensoria Pública também pretende mudar CNHs das pessoas. “A diretoria do DETRAN se mostrou muito receptiva ao pleito, acreditamos que, em breve, o sistema de identificação civil incluirá a opção ‘não binarie’”, afirmou Mirela Assad, coordenadora do Núcleo de Diversidade Sexual da Defensoria.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.