Mesmo participando de um evento jurídico do outro lado do Oceano Antlântico, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, fará o esforço para comparecer ao julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, que acontecerá na quarta-feira (4).
O ministro está participando do VI Fórum Jurídico de Lisboa, que acontece entre os dias 3 e 5 de abril. Como o julgamento é no dia 4, Gilmar ficaria impossibilitado de comparecer ao Supremo, tendo em vista que ele é um dos organizadores do evento. Até mesmo o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, já havia confirmado sua presença no encerramento do fórum.
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoGilmar Mendes
Apesar do impasse, Gilmar pretende sair de Lisboa na noite desta terça (3) e retornar para participar do encerramento do evento, que é organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), que pertence ao ministro e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Acho que a última alternativa é o voo das 23h, da TAP”, afirmou Gilmar a jornalistas portugueses. Mendes disse que essa correria é necessária, já que se trata de um “compromisso importante”. “Vocês sabem que eu estaria bem mais confortável aqui”, tentou explicar o ministro.
Outra pessoa que estaria presente no evento jurídico de Gilmar, era o ministro Henrique Meirelles, da Fazenda. Meirelles, no entanto, preferiu ficar no Brasil e deve se filiar ainda nesta terça (4) no MDB para se candidatar à Presidência da República.
Ver todos os comentários | 0 |