Um estudo divulgado nesta segunda-feira (05), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública com dados de 2015, mostrou que a cidade de Altamira, no Pará, é o município mais violento do Brasil.
Segundo os autores da pesquisa, esse cenário exposto no estudo acabou evoluindo para a crise de segurança pública que abalou o país no início do ano. Ainda de acordo com o relatório, essa crise é resultado direto da incapacidade dos governos em planejar, propor e executar políticas minimamente efetivas para a área.
Em 2015, foram registrados 59.080 homicídios no Brasil, o que equivale a 28,9 mortes a cada 100 mil habitantes, ou seja, a cada três semanas, 3,4 mil pessoas foram assassinadas no Brasil. Esse número maior do que a quantidade de mortos nos 498 ataques terroristas que aconteceram nos cinco primeiros meses de 2017.
A região Sudeste apresentou uma redução no número de assassinatos, a região Sul se manteve estável, já por outro lado, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste tiveram um aumento.
Municípios mais violentos
O índice do Ipea leva em conta a taxa de homicídios mais o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada. Em Altamira, essa taxa ficou em 107, o que quer dizer que houve 107 mortes para cada 100 mil habitantes.
O fato da cidade paraense aparecer em primeiro no ranking pode estar ligado a fatores como baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e renda per capita, e também ao fenômeno de crescimento econômico desordenado, provocado pela construção de Belo Monte.
Em segundo lugar no ranking aparece Lauro de Freitas, na Bahia, com incidência de 97,7 homicídios; seguida por Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, e São José do Ribamar, no Maranhão.
De acordo com a Exame, Fortaleza, no Ceará, é a primeira capital do ranking, em 13º na lista. Entre os 30 municípios mais violentos, há três da região Sul e um da região Sudeste, todos os outros estão no Nordeste, Centro-Oeste ou Norte do país.
Confira abaixo as 30 cidades mais violentas do Brasil
- Foto: ReproduçãoAs 30 cidades mais violentas do Brasil
- Foto: ReproduçãoAs 30 cidades mais violentas do Brasil
Ver todos os comentários | 0 |