Foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Justiça, a criação de uma Força Nacional que será formada por pelo menos 100 agentes penitenciários. Os agentes serão cedidos pelos estados para atuar dentro dos presídios.
Segundo informações do G1, o Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária irá atuar em situações especiais, a pedido do governadores. O grupo também será responsável em conter e solucionar problemas.
- Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo Ministro Alexandre de Moraes
A medida de criar o grupo é uma forma de conter a crise que vem ocorrendo no sistema penitenciário do país. Nas últimas semanas, houve uma série de rebeliões e mortes em presídios de diversos estados. Nos estados de Roraima, Amazonas e Rio Grande do Norte, os massacres resultaram na morte de mais de 120 pessoas.
Também será criado um curso de capacitação para agentes penitenciários no Departamento Nacional Penitenciário (Depen), com a finalidade de estabelecer uma espécie de protocolo único para a atuação nos presídios.
Na manhã desta quarta-feira (18), foi publicado um decreto no Diário Oficial da União, onde o presidente Michel Temer autoriza o Exército a fazer operações de segurança em presídios por um período de 12 meses.
Ver todos os comentários | 0 |