O vereador paulistano Kenji Palumbo ( Podemos ) apresentou um projeto de lei que prevê a internação compulsória de usuários de drogas durante operações policiais na cidade de São Paulo . A proposta autoriza o Poder Executivo a encaminhar essas pessoas para centros de reabilitação, caso sejam identificadas em estado de vulnerabilidade devido ao uso de entorpecentes.

Palumbo afirmou que pretende formar grupos de trabalho para discutir e aprimorar o projeto, garantindo que os pacientes internados recebam acompanhamento especializado em um ambiente seguro e adequado para a recuperação.

Foto: GP1
Moradores de Rua
A proposta, no entanto, gerou críticas de especialistas e defensores dos direitos humanos, que apontam que a internação compulsória pode violar garantias individuais e não se mostra eficaz no tratamento da dependência química.

Eles ainda alegam que, antes de tomar qualquer decisão, é necessário analisar se as políticas públicas voltadas para essa questão seguem critérios científicos e padrões internacionais de saúde.