O Governo do Estado do Rio de Janeiro está discutindo com membros da segurança diplomática dos Estados Unidos a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Conforme o portal Metrópoles, a secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro pediu para que a facção seja classificada como uma organização criminosa transnacional. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) informou que o crime organizado transnacional engloba praticamente todas as ações criminais motivadas pelo lucro envolvendo atuação do crime organizado em mais de um país.

Em nota, o Governo do Rio de Janeiro reforçou que está buscando uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil.

“Recentemente, representantes da Secretaria se reuniram com membros da Segurança Diplomática dos Estados Unidos para discutir a expansão territorial de uma das maiores facções criminosas do país. Durante o encontro, foi solicitado que essa facção seja classificada como uma organização criminosa transnacional. Com isso, o Governo do Rio passaria a contar com uma cooperação internacional para combater, de forma mais eficaz, a lavagem de dinheiro e o tráfico de armas no Brasil”, disse o Governo do Rio de Janeiro, em nota enviada ao Metrópoles .