Na quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP) aprovou um projeto que concede o título de Cidadão Ribeirãopretano ao ex-presidente Jair Bolsonaro . A homenagem se deve às suas ações durante a pandemia da Covid-19. O título é uma honraria concedida a pessoas que prestaram serviços relevantes à comunidade.
A proposta teve 17 votos favoráveis e 4 contrários. O projeto foi elaborado em 2023, mas acabou arquivado. No entanto, foi desarquivado na última quinta-feira, no mesmo dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado.
O texto, de autoria do vereador Isaac Antunes (PL), argumenta que Bolsonaro prestou um grande apoio à cidade durante a pandemia, enviando recursos para a área da saúde.
Ainda segundo a justificativa do projeto, "o apoio se estendeu também às entidades filantrópicas e aos prestadores de serviços de saúde, como o Hospital Santa Lydia e a Santa Casa de Misericórdia, que receberam, juntos, cerca de R$ 27,1 milhões para o enfrentamento da pandemia".