A vereadora de São Paulo, Zoe Martínez (PL) fez acusações contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL) em um vídeo publicado nessa segunda-feira (17). De acordo com a vereadora, Erika Hilton teria utilizado cerca de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para financiar ações da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), uma entidade da qual a própria deputada é presidente.

Zoe, no vídeo, destacou que Erika Hilton direcionou recursos públicos para uma ONG que ela mesma criou e lidera, afirmando que isso configura uma prática de "auto solidariedade" por parte da deputada. "A Erika Hilton aprendeu direitinho a auto solidariedade dos esquerdistas. A bonita [Erika Hilton] simplesmente destinou um milhão e meio de reais para uma ONG criada por ela mesma e ainda ela é presidente", declarou a vereadora.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Deputada federal Erika Hilton

A vereadora criticou ainda o processo de alocação desses recursos. Segundo ela, a deputada tem o controle total sobre as emendas, direcionando dinheiro público para a Abong e decidindo o uso dos recursos. "Ela manda emenda, recebe emenda dela mesma na ONG e ainda decide o que será feito com o dinheiro", acusou Martínez.

Além disso, a vereadora sugeriu que a deputada estaria se beneficiando pessoalmente de suas emendas, utilizando sua posição política e militância para ganho próprio. A vereadora também fez menção ao manifesto da Abong, que, segundo ela, foi publicado em favor do projeto "6×1", e vinculou a ação à atuação de Hilton.

Por fim, Martínez questionou a ausência de Erika Hilton na campanha pelo projeto 6×1 e a alegação de que a deputada não teria se envolvido nos estudos sobre os impactos econômicos que o projeto poderia gerar para o país.