Na quinta-feira (13), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad , afirmou que a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil será enviada ao Congresso antes do Carnaval. A medida atende a uma promessa de campanha do presidente Lula , resgatada no fim do ano passado após pressões.

Na quarta-feira (12), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha , havia informado que ainda não havia um prazo definido para o envio do projeto.

Foto: Reprodução/Instagram
Fernando Haddad

"Dos três projetos que o presidente tem como prioridade para os próximos dois anos, dois já estão validados e devem ser encaminhados rapidamente. A questão da renda e a do consignado privado estão bem avançadas internamente e podem chegar ao Parlamento talvez ainda antes do Carnaval", disse Haddad.

No entanto, até o momento, não há uma estimativa oficial do impacto da isenção do IR no crescimento do PIB. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda reduziu a projeção para 2024 de 2,5% para 2,3%.