O senador Sergio Moro (União-PR) rebateu o ministro da Controladoria-Geral da União ( CGU ), Vinicius Marques de Carvalho , após ele minimizar o ranking sobre corrupção, chamando-o de "conversa de boteco". Em resposta, Moro afirmou: "Fale menos e vá trabalhar".

A polêmica começou depois que o ministro contestou os resultados do Índice de Percepção da Corrupção ( IPC ) de 2024, que colocou o Brasil na 107ª posição entre 180 países — a pior colocação do país desde que Lula assumiu o mandato.

Segundo o Ministro da CGU do Governo Lula, o ranking da Transparência Internacional que colocou o Brasil na pior posição de sua história é “conversa de boteco”. É o tipo de declaração desqualificada que se espera do ministro de um Governo que esvaziou o combate e a prevenção à… — Sergio Moro (@SF_Moro) February 11, 2025

Segundo o relatório, o Brasil está empatado com Argélia, Malawi, Nepal, Níger, Tailândia e Turquia. Essa é a pior posição do país desde que os dados começaram a ser levantados, em 2012.

Em sua conta no X (antigo Twitter), Moro classificou a fala do ministro como "desqualificada" e disse que esse tipo de postura é "o que se espera de um governo que esvaziou o combate e a prevenção à corrupção".